6 de maio de 2019

Confira as atividades da 17ª Semana Nacional de Museus

A Semana dos Museus é um evento nacional promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus, que propõe um tema a ser abordado e debatido no país a partir de atividades realizadas em espaços museológicos. Este ano ocorre a 17ª edição da Semana Nacional dos Museus sob o tema Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições.

A programação conta com a Roda de Conversa Memórias de Carnavais. Nela, participantes de Blocos de Carnaval atuais dividirão o espaço com carnavalescos e apaixonados pela festa que fazem parte da folia há tempos. Essa atividade ocorrerá no pátio do Museu, no dia 15 de maio, quarta-feira, a partir das 14h, em parceria com o Conselho Municipal do Idoso de Porto Alegre – COMUI e a Unidade de Direitos do Idoso da Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte.

O Museu realizará também a Mesa Redonda intitulada Múltiplas perspectivas de tradições em museus e espaços de memórias, no dia 16 de maio, quinta-feira, às 17h30, no Auditório do Museu. A atividade busca trazer o debate e perspectivas sobre formas de preservação das tradições, quais são suas dificuldades e potenciais e a importância de se trabalhar a diversidade de tradições em espaços culturais.

A Mesa será composta por Beatriz Muniz Freire, atua desde 2002 no gerenciamento do Programa Nacional de Patrimônio Imaterial, pela superintendência do IPHAN no estado, Izis Abreu, atual Coordenadora do Núcleo de Curadoria do MARGS, formada em História da Arte e Mestranda em Artes Visuais – História, Teoria e Crítica e Camila Coronel, museóloga formada pela UFRGS que atua desde 2016 no Instituto Sociocultural Afro-sul Odomode.

Venha conhecer e participar destes importantes debates e compartilhamento de conhecimento. A Mesa Redonda terá emissão de certificado de participação, com entrada gratuita. Confirme sua participação no evento da Mesa redonda! Em caso de chuva, a atividade da Roda de conversa ocorrerá no Auditório do Museu; confirme sua presença e compartilhe também o evento da Roda de conversa