20 de março de 2019

Visite a exposição Deus Momo vem aí: histórias da folia de rua na Porto Alegre antiga

Créditos: Divulgação Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo

A exposição de curta duração “Deus Momo vem aí: histórias da folia de rua na Porto Alegre antiga” poderá ser visitada até o dia 30 de setembro. Ela tem como objetivo mostrar as diferentes formas de folia que o carnaval de rua já apresentou na cidade desde meados do século XIX até os anos de 1950 e algumas motivações que provocaram essas mudanças.

Além do acervo de indumentária, fotografia e itens arqueológicos pertencentes ao Museu, a pesquisa foi realizada em jornais, revistas e trabalhos acadêmicos e nos leva a pensar sobre questões urbanas e sociais vinculadas à história e à memória da cidade.

Você sabe o que era o entrudo? E um limão-de-cheiro? Já ouviu falar de um coreto e de um remelexo? Venha conhecer essas informações e a exposição!

#PraCegoVer #PraTodosVerem Cartaz formato paisagem com fundo rosa. No canto esquerdo, uma fotografia em tons de sépia, com um efeito no qual a imagem está fragmentada em linhas verticais. Nela está uma criança fantasiada de palhaço com os braços abertos e sorrindo. Ao lado, em um quadrado amarelo está escrito “Deus momo vem aí” em letras rosas. Abaixo deste quadrado, em amarelo: “histórias da folia de rua na Porto Alegre antiga”. Abaixo, uma linha divide o canto do cartaz e abaixo da qual está escrito “em exposição até 30 de setembro”.  A base do cartaz é um retângulo branco, no estão os logos dos apoiadores: Delfos, Central de Tecidos, de Todos os Santos, Brick Marques e Armazém da Impressão. Ao lado, os brasões dos realizadores: Museu de Porto Alegre e Secretaria Municipal de Cultura. Fim da descrição.